arrow_back Desafios de Big Data, Ciência de Dados e Inteligência Artificial Aplicados na Saúde em Ambientes Interinstitucionais
Hoje, sobretudo nacionalmente, as iniciativas de repositórios de dados na área da saúde são ainda incipientes e desintegradas. Além de todos os desafios inerentes ao desenvolvimento das pesquisas na interseção entre saúde e ciência de dados, a efetiva implementação das soluções para a população e o compartilhamento dos dados encontra barreiras próprias, relacionadas à tecnologia eficiente para tal, além das políticas de acesso aos dados. Nesse sentido, existem também desafios tecnológicos no projeto e implementação de repositórios de dados científicos e de soluções que sejam capazes de integrar e gerenciar as políticas de armazenamento, provendo acesso e segurança dos mais variados tipos e formatos de dados coletados e soluções produzidas durante a assistência médica.
A concepção de repositórios pressupõe uma equipe multidisciplinar, envolvendo engenheiros de dados, especialistas na integração de tecnologias, e especialistas na área de aplicação (nesse caso, em saúde). A partir da existência de repositório de dados, viabilizam-se várias aplicações, incluindo-se as baseadas em técnicas de IA cujos impactos incluem:
-
Desenvolvimento de soluções para previsão de riscos de uma determinada doença;
-
Melhoria nos processos de diagnóstico e apoio à decisão ao médico;
-
Criação de um repositório de dados, no qual um amplo conjunto de informações médicas será concentrado, permitindo assim o uso de métodos de IA em dados de diferentes modalidades;
-
Desenvolvimento de sistemas que possam auxiliar na recuperação de pacientes com problemas de locomoção e de comunicação;
-
Implantação de assistentes virtuais para o diagnóstico de doenças;
-
Fornecimento de subsídios para o estabelecimento de políticas públicas na área de saúde.
No entanto, hoje as iniciativas de repositórios de dados (estruturados e não estruturados) em saúde são ainda incipientes e desintegradas. A proposta do fórum é encontrar maneiras de alinhar a construção desses repositórios em saúde de maneira que possam ser criadas condições para o compartilhamento de informações que podem beneficiar a pesquisa em saúde e facilitar a identificação de soluções com base em estratégias de Inteligência Artificial.
A proposta do Fórum é encontrar maneiras de alinhar o projeto e desenvolvimento de repositórios de dados (estruturados e não estruturados) em saúde, de maneira a criar condições para o compartilhamento de informações, beneficiando a pesquisa em saúde e facilitar a identificação de soluções com base em estratégias de Ciência de Dados e Inteligência Artificial, avançando nessa direção para que o Brasil possa estar em pé de igualdade nas pesquisas na área.
Contaremos com expoentes nacionais e internacionais para fomentar discussão teórica e prática sobre o desenvolvimento de estratégias de aquisição, armazenamento, e disponibilização de dados científicos através de experiências acadêmicas e da indústria, tratando de questões relevantes como: Engenharia de Dados, Big Data, Gestão de Dados Científicos, Interoperabilidade, Open Science, Rede Nacional de Dados em Saúde, e Ética no compartilhamento de dados e LGPD.
Trata-se de uma iniciativa em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e o BI0S - Brazilian institute of Data Science (https://www.bi0s.com.br), como parte da colaboração para construção do repositório de dado científicos reBI0S.
Programação preliminar
8:30 - Credenciamento
9:00 - Abertura
9:30 - Palestra - Tema: Repositórios em Saúde
Edson Amaro Jr. (USP e Hospital Israelita Albert Einstein)
10:00 - Mesa 1 - Modelos para Estruturação e Compartilhamento de Grandes Volumes de Dados em Saúde
Moderador: Breno de França (Unicamp)
Palestrante: Nathan Colossi (Google)
Palestrante: Luis Filipe Nakayama (Unifesp/MIT)
11:00 - Mesa 2 - Ética em compartilhamento de dados em saúde - privacidade de dados, estratégia e legislação
Moderador: Rogéria Leoni Cruz (HIAE)
Palestrante: Maurício Barreto (Fiocruz/CIDACS)
12:00 - Provocações e Encerramento
Rodolfo de Carvalho Pacagnella e Cristiano Torezan (Unicamp)
Organização
Breno Bernard Nicolau de França (IC/UNICAMP)
Cristiano Torezzan (FCA/UNICAMP)
Edson Amaro Jr. (USP e HIAE)
Murilo Gazzola (HIAE)
Rodolfo de Carvalho Pacagnella (FCM/UNICAMP)