Com a vacinação contra a Covid-19 em curso, alunos do curso de Farmácia e professores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) e Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp coletam notificações da população sobre possíveis reações adversas das vacinas. Importante no contexto de desenvolvimento de novos fármacos e vacinas, as notificações coletadas serão encaminhadas à Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Na ação, os estudantes vinculados ao Centro Acadêmico da Farmácia (Cafarma) realizam a coleta e o repasse das informações, sob a supervisão dos docentes Patrícia Moriel, José Luis da Costa, Maurício Perroud Junior e Éder Pincinato. Embora toda pessoa possa fazer a notificação diretamente no site da Anvisa, o objetivo da Unicamp com a coleta dos relatos é agilizar o processo de notificação da Anvisa, a partir do preenchimento de um formulário disponível no Google, seguido de triagem das informações.
“Sempre que há o lançamento de novos fármacos e vacinas é preciso monitorar muito de perto os efeitos indesejáveis que eles geram na população, uma vez que os estudos clínicos desses produtos são feitos com um número restrito de participantes. As reações adversas, que são mínimas nesse grupo de voluntários de pesquisa, costumam aparecer quando temos um número muito grande de pessoas vacinadas ou fazendo uso de uma nova medicação”, explica Patrícia Moriel.
Conteúdo originalmente publicado no site da FCM. Continue lendo.