campanha

x

Acesso, utilização e equidade nos serviços de saúde em São Paulo: inquéritos de base populacional

“Acesso, utilização e equidade nos serviços de saúde em São Paulo: inquéritos de base populacional” é tema de tese de doutorado da pesquisadora do grupo ISA, Camila Nascimento Monteiro.

Sua tese de doutorado analisou as desigualdades sociais no acesso e utilização dos serviços de saúde.

O estudo analisou diferenças socioeconômicas no acesso e utilização dos serviços de saúde nas quatro áreas: vacinas, medicamentos, consultas médicas e consultas odontológicas, em 2003 e em 2008, e as mudanças ocorridas no período. Os dados são provenientes dos inquéritos domiciliares de base populacional realizados no município de São Paulo, ISA-Capital 2003 e ISA-Capital 2008.O SUS foi o mais utilizado para vacinação contra a gripe e pneumonia e não foram observadas diferenças significativas na freqüência de utilização do SUS para vacinação entre as categorias das variáveis pesquisadas, o que sugere distribuição universal por este meio. Foi encontrado elevado acesso a medicamentos prescritos no serviço de saúde e diminuição do índice de concentração, o que aponta para a expansão de usuários do SUS entre 2003 e 2008, com aumento do uso pela população com maior nível socioeconômico.O acesso a consultas médicas foi praticamente universal; entretanto a resolução do problema de saúde foi menos frequente nas populações desfavorecidas do ponto de vista socioeconômico. Houve aumento de consultas odontológicas no período, mantendo as desigualdades socioeconômicas na utilização desse serviço. Não houve aumento de consultas odontológicas cobertas pelo SUS entre 2003 e 2008. O SUS teve diferente participação nas áreas estudadas. O reforço do Programa Nacional de Imunização (PNI) e da Estratégia Saúde da Família (ESF)entre 2003 e 2008 e a implantação do Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB) e do Programa Brasil Sorridente (PBS)nesse período aumentou o acesso aos serviços de saúde em todos os grupos socioeconômicos, entretanto, permanecem as desigualdades sociais na utilização desses serviços. O estudo contribui para a avaliação do impacto do PNI, ESF, PFPB e PBS e as discussões das propostas para redução das desigualdades no acesso e uso de serviços de saúde.

 

Imagem removida.

 

Imagem removida.

Os resultados da tese foram organizados em quatro artigos, sendo dois deles publicados, um aceito para publicação e um em análise editorial até o momento.

Acesse os artigos! Artigo 1 e Artigo 2