A puberdade é um processo de transformações corporais, fundamental, que acontece na adolescência, para que deixemos de ter formas de criança e passemos a ter formas de adulto.
Nas meninas, a puberdade pode iniciar dos 8 aos 13 anos e o primeiro sinal é o aparecimento do broto mamário (as mamas começam a crescer), inicialmente pode ser uni ou bilateral e no início pode gerar uma leve sensação dolorosa. Também começam a aparecer os pelos na região genital, que cada vez vão se tornar mais escuros, grossos, encaracolados e volumosos até atingir a raiz da coxa.
Cerca de dois anos após o aparecimento da mama, ocorrerá a primeira menstruação e nos primeiros anos os ciclos serão irregulares, porque seu corpo ainda está se adaptando, caso isso atrapalhe muito no dia-a-dia, seu médico pode prescrever uma pílula anticoncepcional de baixa dosagem com o objetivo apenas de regular o ciclo.
Nos meninos, a puberdade pode iniciar dos 9 aos 14 anos, sendo o primeiro sinal o aumento do volume dos testículos e só depois o pênis vai aumentar de tamanho, primeiro em comprimento e depois em largura, até atingir o tamanho do adulto. Junto a isso, há o aparecimento dos pelos na região genital, que começam a aparecer finos na base do pênis e vão se tornando cada vez mais volumosos, escuros e encaracolados até atingir a raiz da coxa. E atenção, os meninos também podem ter um pequeno aumento das mamas no processo da puberdade, mas isso regredirá, em 50% dos casos, em até um ano, isso acontece por um desequilíbrio dos hormônios. As meninas iniciam a puberdade cerca de um ou dois anos antes que os meninos, por isso tem seu crescimento acelerado antes que eles, mas quando menstruam vão crescer apenas mais 4 ou 6 cm na sua estatura final. Já os meninos, têm seu crescimento acelerado depois que as meninas, por isso tem aquela fase na escola em que as meninas são maiores que os meninos, mas logo depois eles as alcançam e as até ultrapassam. Na puberdade outras mudanças também vão ocorrer: as meninas terão o diâmetro do quadril aumentado, porque haverá uma maior deposição de gordura nessa região, enquanto nos meninos haverá um aumento no diâmetro dos ombros, por isso dizemos que as meninas adquirem um formato de pera e os meninos de maçã. A voz é uma das últimas alterações, que por ação dos androgênios ficará mais grave nos meninos, pelo aumento da laringe, mas durante o processo ocorrerão as desafinações.
Cabe lembrar também que aparecerão pelos em outros locais também, como nas axilas e na barba (no caso dos meninos). Com o aumento dos hormônios também aparecerão as espinhas, tão indesejadas. Mas calma, para tudo podemos dar um jeito! É importantíssimo que todas essas alterações sejam acompanhadas de perto por um médico, que ouvirá as queixas indesejadas e tratará quando possível.
Equipe Adolescentes