Cerca de 32% das pessoas têm mau hálito durante o dia ou halitose. A boa notícia é que existem maneiras de ajudar a evitá-lo.
O mau hálito é um odor perceptível e desagradável. Pode ser embaraçoso e muitas vezes difícil de reconhecer, porque é muito difícil sentir o cheiro da sua própria respiração.
Na maioria das vezes, o mau hálito é causado quando os alimentos se acumulam e ficam presos entre os dentes e a língua. O alimento preso quebra e libera bactérias. As bactérias liberam um gás de enxofre, que cheira mal. O mau hálito também pode ser causado por bactérias presas nas passagens sinusais do nariz quando uma pessoa tem uma infecção sinusal.
Outras causas do mau hálito podem incluir: fumar; comer certos alimentos, como alho; boca seca (quando o fluxo de saliva diminui) que pode ser causado por certos medicamentos ou pela respiração com a boca aberta; infecções nasais ou problemas que afetam o fluxo de ar nasal ou a produção de muco; cárie dentária e doença gengival (algumas vezes chamada de gengivite); problemas com o seu sistema digestivo; outros problemas de saúde (raramente).
É normal ter mau hálito depois de acordar. Isso ocorre porque há muito pouca saliva (ou saliva) fluindo pela boca enquanto você dorme, que é quando as bactérias são mais ativas. Sua respiração deve melhorar depois de escovar os dentes e a língua, passar fio dental e terminar com lavagem bucal (se você escolher). É difícil controlar a própria respiração. Mesmo respirar na mão e tentar cheirar a respiração não funciona. Sua melhor aposta é perguntar a alguém de quem você é próximo. Pergunte se eles perceberam que você tem mau hálito. Se eles disserem sim, pergunte se é quando você come certos alimentos ou se é o tempo todo. Em seguida, tente as dicas abaixo e volte com a pessoa para ver se isso fez alguma diferença.
Maneiras de ajudar a prevenir e / ou tratar o mau hálito:
- Escove os dentes por pelo menos 2 minutos duas vezes ao dia com pasta de dente que contém “flúor”; depois do café da manhã e antes de dormir ou (após cada refeição, se puder).
- Fio dental todos os dias. Uso do fio dental recebe partículas de alimentos e bactérias que sua escova de dentes não consegue alcançar. Se você não sabe usar fio dental, peça ao seu dentista para lhe mostrar.
- Escove a língua (com um limpador de língua de plástico ou escova de dentes), especialmente a parte de trás da língua - onde vivem as bactérias que causam mau hálito.
- Gargarejar com enxaguatório bucal na hora de dormir. Embora o enxaguatório bucal seja uma solução temporária, pode ser útil. Pergunte ao seu dentista ou procure um enxaguatório bucal com selo da American Dental Association.
- Não fume ou mastigue tabaco . Fumar causa mau hálito e pode levar à doença gengival. Fumar e mascar tabaco também coloca você em risco de contrair câncer bucal.
- Mastigue chiclete sem açúcar (por cerca de 5 minutos ou menos) se você não conseguir escovar os dentes logo após uma refeição. Isso pode ajudar a remover as partículas de alimentos deixadas para trás depois de comer.
- Coma alimentos ricos em fibras, como grãos integrais, frutas cruas e vegetais.
- Manter-se hidratado ajuda a evitar a boca seca, o que pode contribuir para o mau hálito.
- Beba menos café e álcool.
Essas dicas são o primeiro passo para um hálito fresco e ótima higiene dental. Comer uma dieta saudável e manter-se hidratado também ajudará. Evitar alimentos com alho ou cebola e ficar longe de bebidas como café também ajudará.
Equipe Adolescentes