herpesO herpes é uma das infecções sexualmente transmissíveis mais comuns. É uma infecção causada por dois vírus diferentes, mas intimamente relacionados, chamados Herpes Simplex Virus Tipo 1 (HSV-1) e Herpes Simplex Virus Tipo 2 (HSV-2). 

O HSV-1 geralmente é   transmitido por toque e beijo, mas também pode ser transmitido por contato sexual. As infecções por HSV-1 podem causar herpes labial e / ou febre nos lábios, feridas nos dentes e gengivas ou nenhum sintoma. O HSV-1 também é transmitido por contato sexual oral e pode causar herpes genital.

O HSV-2 quase sempre se espalha pelo contato sexual e pode causar herpes genital com lesões dolorosas ao redor da vulva, colo do útero, ânus e pênis.

O herpes é transmitido através do contato com a pele ou mucosa infectada, secreções da vagina, pênis ou ânus ou fluido oral de alguém infectado pelo vírus. Isso inclui tocar, beijar e contato sexual (vaginal, anal, peniano e oral). Áreas úmidas da boca, garganta, ânus, vulva, vagina e olhos são facilmente infectadas. O herpes pode ser transmitido de um parceiro para outro ou de uma parte do seu corpo para outra parte. Se um parceiro tem herpes labial oral, ele / ela pode transmitir o vírus durante o sexo oral e causar herpes genital. O herpes é mais facilmente transmitido quando há feridas abertas, mas também pode ser transmitido antes que as bolhas realmente se formem ou mesmo de pessoas sem sintomas. É muito improvável que o herpes se espalhe por assentos sanitários, piscinas, banheiras, banheiras de hidromassagem ou toalhas úmidas. Uma mãe infectada pode transmitir o vírus para o bebê durante ou após o parto.

Existe tratamento para o herpes. O seu médico pode prescrever medicamentos que aceleram a cura, tornam os sintomas menos dolorosos e diminuem o risco de surtos. Esses medicamentos não matam o vírus e não impedem que você tenha surtos no futuro. Mesmo quando você não apresenta nenhum sintoma, o vírus está no corpo e pode surgir. No entanto, as crises e surtos de feridas geralmente se tornam cada vez menos graves com o passar do tempo. Os surtos podem ser prevenidos ou tratados precocemente com medicamentos antivirais para diminuir os sintomas.

Como posso evitar a transmissão de herpes?

Se você está tendo um surto de herpes, NÃO deve ter nenhum contato sexual até que todas as feridas tenham sarado, até que a pele esteja normal novamente. O uso de preservativos diminui a chance de contrair herpes, mas não protege completamente contra a propagação da doença.  Se sua pele voltou a normalizar e você não apresentar sintomas de herpes, você poderá ter contato sexual novamente, mas o herpes ainda poderá se espalhar quando não houver sintomas. Você deve sempre usar camisinha sempre que fizer sexo oral, vaginal ou anal. Se você receber algum dos sinais de alerta típicos de que um surto pode ocorrer - ardência, queimação e coceira onde as feridas estavam antes -, você deve parar de ter contato sexual até que o surto termine. Esses sinais podem começar algumas horas ou um dia antes que as feridas apareçam. Converse com seu médico sobre se você deve tomar medicação para diminuir sua chance de transmitir herpes ao seu parceiro. É útil que o seu parceiro faça um exame de sangue para anticorpos específicos do tipo herpes, para que ele saiba se já teve a infecção. Se ele / ela tem um teste positivo para o tipo de herpes que você teve, então você não precisa tomar medicação para impedir a transmissão. As mulheres grávidas devem evitar particularmente a infecção por herpes e informar o médico se alguma vez tiveram sintomas de herpes genital.

 

Equipe Adolescentes

Palavras chave