Doença celíaca é o nome de uma condição na qual o sistema imunológico do corpo reage exageradamente ao glúten, uma proteína encontrada em muitos alimentos comuns, como cereais, pão e macarrão.
Com o tempo, essa reação imune ao glúten danifica o intestino delgado, onde a maioria dos nutrientes é absorvida pelo organismo. Eventualmente, o corpo fica desnutrido, não importa a quantidade de comida ingerida, porque o corpo não pode mais absorver o suficiente dos nutrientes presentes na comida.
Os sintomas da doença celíaca podem ser muito diferentes de pessoa para pessoa. A doença afeta o sistema digestivo, bem como outros sistemas do corpo. Os sintomas gastrointestinais (digestivos) mais comuns da doença celíaca são perda de peso e diarréia, mas também podem incluir: inchaço abdominal; dor abdominal; constipação; fezes incomuns (por exemplo, evacuações pálidas e oleosas); vômito.
Outros sintomas incluem: fadiga; dores de cabeça; dor óssea ou articular; anemia por deficiência de ferro (baixa contagem de células sanguíneas devido à baixa quantidade de ferro); perda de densidade óssea (osteoporose); depressão e ansiedade; aftas na boca; formigamento e dormência nas mãos e nos pés; dermatite herpetiforme - Um tipo específico de erupção cutânea com muita coceira; amenorréia (ausência de períodos menstruais).
As pessoas mais jovens que sofrem de doença celíaca enquanto estão em crescimento podem ter: atraso no crescimento e estatura; puberdade atrasada; problemas dentários, incluindo defeitos do esmalte (a parte visível branca e dura do dente).
A causa exata da doença celíaca é desconhecida, mas os cientistas sabem que é uma doença auto-imune, ocorre em famílias e certos fatores ambientais, como infecção viral, gravidez e parto, podem desencadear a doença em alguém que já está em risco.
A doença celíaca pode ser difícil de diagnosticar porque os sintomas geralmente são semelhantes aos de outras condições médicas. Se uma pessoa tem doença celíaca, provavelmente precisará de: teste de sangue e biópsia do intestino delgado.
Como os sintomas da doença celíaca são causados por uma reação ao glúten, o principal tratamento é evitar a ingestão de alimentos que contenham glúten. A eliminação completa do glúten da dieta geralmente permite que o intestino delgado se cure e permite que o corpo absorva adequadamente os nutrientes dos alimentos. Essa " dieta sem glúten " deve ser mantida durante a vida do paciente - um retorno ao consumo de glúten significa novos danos ao intestino delgado e um retorno dos sintomas.
Existem muitos alimentos sem glúten que você pode encontrar em supermercados e mercados especializados, além de muitas receitas deliciosas feitas com alimentos sem glúten. Aprender a seguir uma dieta sem glúten pode ser um desafio a princípio, mas se sentir melhor vale a pena! Se você é diagnosticado com doença celíaca, pode ser útil encontrar um nutricionista, que pode ensiná-lo a comer com segurança em casa e em restaurantes e ajudar a criar um plano de refeições individual sem glúten para você.