águaDesidratação é o termo médico para a condição que ocorre quando o corpo de alguém perde mais água do que está absorvendo. Quando o corpo não tem água suficiente, ele não pode funcionar corretamente. Desidratação leve geralmente não causa problemas, mas se não for tratada, pode se tornar  desidratação grave, o que é uma emergência médica.

O corpo naturalmente perde água todos os dias, através de micção (urina), evacuações e sudorese. No entanto, fatores que podem fazer com que você perca muita água incluem: vômito; diarréia; febre alta; transpiração extrema causada por atividade física intensa ou clima quente; certos medicamentos, como "diuréticos", trabalham para remover líquidos extras no corpo. Você também pode ficar desidratado por não beber água suficiente. Por exemplo, se você está com dor de garganta ou se sente enjoado, pode não ingerir o máximo de líquido que deveria. Mesmo se você estiver doente, é importante manter-se hidratado. 

Você sabia que quando está com sede, na verdade já está desidratado? A desidratação geralmente começa com sintomas leves que pioram, a menos que o líquido / água seja substituído. Outros sintomas de desidratação incluem:

- Urinar com menos frequência do que o habitual ou urinar com aparência amarelada ou marrom escura. 

- Boca seca e pegajosa ou lábios rachados.

- Sentindo-se cansado. 

- Sentindo-se tonto ou instável.

- Olhos afundados (seus olhos parecem "afundados" em seu rosto). 

Se você estiver desidratado, a melhor coisa a fazer é beber líquidos como água ou bebidas esportivas. Evite bebidas com cafeína e bebidas com muito açúcar, como café, refrigerante e suco; isso não vai ajudar. Você saberá quando seu corpo é reidratado quando sua urina parecer clara ou de cor amarela clara. 

Se você desenvolver sintomas mais graves, como sede extrema, confusão, tontura, tontura ou batimento cardíaco acelerado, ligue para seu médico imediatamente ou procure o pronto-socorro mais próximo. Estes podem ser sinais de desidratação grave, que geralmente precisam ser tratados em um hospital.

Se você é um atleta (como um lutador) e precisa aumentar o peso para competir em um evento, tomar diuréticos ou laxantes (medicamentos que causam aumento da micção e evacuação) não  é  uma boa ideia. O uso desses medicamentos pode fazer você se sentir fraco e causar sérios problemas, como alterações no ritmo cardíaco.

 

Equipe Adolescentes

 

 

Palavras chave