As alergias aos ovos são uma das alergias alimentares mais comuns em crianças. Uma alergia aos ovos pode se desenvolver desde a infância. Estudos de pesquisa descobriram que cerca de 70% das pessoas (que têm alergia a ovos) superam sua alergia aos 16 anos. É incomum, mas possível desenvolver uma alergia a ovos mais tarde na vida. Às vezes, uma criança pode superar uma alergia ao ovo e pode reaparecer mais tarde quando adulto.
Quando uma pessoa tem alergia a ovos, seu sistema imunológico vê erroneamente as proteínas no ovo, causando uma reação alérgica. Embora a alergia a claras de ovos seja a mais comum, as gemas e as claras contêm proteínas que podem causar uma reação alérgica. Se você tem alergia apenas à gema ou clara de ovo, ainda é importante evitar comer todos os ovos, porque é impossível separar completamente a gema da clara.
Algumas vacinas (como a vacina contra a gripe) contêm proteína do ovo. No entanto, dependendo da gravidade dos sintomas da alergia, você poderá receber a vacina contra a gripe administrada por injeção. Se você tem entre 18 e 49 anos, seu médico pode aprovar um tipo de vacina contra a gripe injetada que não contém proteína do ovo.
Algumas pessoas com alergia a ovo podem tolerar ovos cozidos (como aqueles usados em assados, mexidos, etc.), mas não há um teste de diagnóstico para determinar quem pode tolerar ovos cozidos e quem não pode. Converse com seu alergista ou profissional de saúde antes de comer produtos que contenham ovo cozido.
Atualmente, não há cura para alergias a ovos. A melhor maneira de evitar uma reação é evitar ovos e alimentos que contenham derivados de ovos. Dependendo da gravidade da reação alérgica, medicamentos como um anti-histamínico podem ajudar a melhorar os sintomas de uma alergia leve ao ovo. No entanto, um anti-histamínico não impede uma reação aos ovos ou trata uma alergia mais grave. No caso de uma alergia grave, pode ser recomendado pelo seu alergista ou profissional de saúde que sempre leve um autoinjetor de epinefrina.
Além de todos os alimentos que você já sabe que contêm ovos, é importante ler os rótulos e evitar alimentos com qualquer um dos seguintes ingredientes:
- Albumina / albumina
- Ovo (seco, em pó, sólido, branco, gema)
- Gemada
- Lisozima
- Maionese
- Merengue (pó de merengue)
- Ovalbumina
- Surimi
Equipe Adolescentes