BREVE HISTÓRICO DAS INICIATIVAS DE TELESSAÚDE NO HOSPITAL DE CLÍNICAS – UNICAMP
As ações de telessaúde no contexto do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (HC-Unicamp) tiveram início em 2006. O HC fez parte do grupo de dezenove hospitais universitários convidados a integrar a primeira fase do projeto da REDE UNIVERSITÁRIA DE TELEMEDICINA (RUTE). A proposta inicial do HC consistiu na construção das instalações de seu Núcleo de Telessaúde, que proporcionaram a base material para a realização de videoconferências e teleconsultas. O desenvolvimento das atividades resultou na inauguração do Núcleo de Telessaúde, no dia 31 de julho de 2009. A coordenação desta fase de instalação do projeto coube ao professor Marcos Nolasco, do departamento de pediatria, sendo a superintendência do HC exercida pelo prof. Luiz Carlos Zeferino e a diretoria da FCM pelo prof. José Antonio Rocha Gontijo. Durante todo este período, foi fundamental o suporte do coordenador nacional da RUTE professor Luiz Ary Messina. O Núcleo de Telessaúde conta com área de cerca de 300 m2, contando com uma sala de videoconferência com capacidade para 30 pessoas, duas salas de teleconsultas e a conexão ao auditório do HC, com capacidade para 150 pessoas.
A construção do Núcleo de Telessaúde contou com a participação do Grupo de Trabalho em Telessaúde, constituído pela analista de sistemas Eneida Rached Campos, da Superintendência do HC, do professor Abimael Aranha Neto, coordenador do Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI) da FCM, do professor Murilo Zeitune e da jornalista Ana Diva Giraldi, do Gastrocentro, da Dra. Maria José Mastellaro, do Centro Boldrini, e dos professores Satoshi Kitamura, do Departamento de Medicina Preventiva e Social, e Konradin Metze, do departamento de Anatomia Patológica, entre outros participantes. Foi essencial a participação do engenheiro elétrico João Carlos Cândido e do analista de sistemas Edson Kitaka, da Divisão de Informática do HC. O engenheiro elétrico Gilberto Oliani, da Faculdade de Educação, prestou significativa colaboração em vários aspectos técnicos e operacionais. A coordenação técnica ficou a cargo do analista de sistemas Antonio Carlos da Silva, que continua a exercer a atividade, com cortesia e proatividade.
Nestes 11 anos de atuação, o Núcleo de Telessaúde desenvolveu uma série de atividades, podendo ser destacadas:
- Reuniões dos Grupos de Interesse Especial (SIGs) da RUTE, que congregam especialistas de todo o Brasil;
- Reuniões de sociedades de Especialidades;
- Eventos de atualização profissional;
- Defesa de Teses e Dissertações – Doutorado e Mestrado
- Cooperação internacional entre a Disciplina de Cirurgia do Trauma da FCM – Unicamp, coordenada pelo professor Gustavo Fraga, e Ryder Trauma Center da Universidade de Miami coordenado pelo prof. Antonio Martos.
O enfrentamento dos novos desafios ligados à pandemia da Covid-19, a partir de março de 2020, tem ensejado uma intensificação das atividades em telessaúde em nossa instituição, com a criação do Grupo de Trabalho em Telessaúde e Inovação da Unicamp.