O aluno que tiver cumprido todos os pré-requisitos e estiver apto a solicitar a defesa, deverá formalizar o pedido através do sistema SIGA, após ler atentamente aos itens listados a seguir:
A defesa da Dissertação de Mestrado, ou da Tese de Doutorado, deverá ser solicitada pelo aluno à secretaria do Programa através do Sistema de Gestão Acadêmica - SIGA, com pelo menos 60 dias de antecedência da data prevista/agendada.
Quanto ao formato de realização das defesas:
Na sessão pública de defesa, a participação do discente, do orientador e dos demais membros da Comissão Examinadora das defesas de dissertações e teses deverá ocorrer no modo presencial. A critério da CPG, a sessão pública poderá ocorrer no modo híbrido e, excepcionalmente, poderá ocorrer no modo integralmente remoto mediante decisão formal desta Comissão a ser validada no Sistema de Gestão Acadêmica.
Conforme aprovado pela CCPG, em sua reunião de fevereiro de 2022, as defesas de dissertações e teses, bem como os exames de qualificação, poderão ser realizados integralmente à distância somente até 30/04/2022.
A partir de 01/05/2022, as defesas e qualificações voltam a ocorrer de forma presencial, conforme disposto no Art. 40, §7º da Deliberação CONSU-A-010/2015, que dispõe sobre o Regimento Geral dos Programas de Pós-Graduação.
O modo híbrido destina-se aos membros externos à instituição, e define que, obrigatoriamente, o aluno, os membros internos e o presidente da Comissão Examinadora devem participar presencialmente da sessão pública de defesa na UNICAMP. A CPG poderá, excepcionalmente, mediante decisão formal a ser validada no Sistema de Gestão Acadêmica, autorizar a participação remota do aluno ou do presidente ou de membros internos da instituição.
Desta forma, para os pedidos de defesa e qualificação deve-se providenciar a reserva do espaço e comunicar sobre isto aos membros da banca.
Reforçamos ainda que, conforme o Regimento Geral, nas bancas de defesa de mestrado: um dos membros titulares pode participar por videoconferência e no doutorado: dois dos membros titulares podem participar por videoconferência, fato que deve ser estimulado em relação aos membros externos.
I - Pré-requisitos gerais
- Ter cursado todas as disciplinas obrigatórias;
- Ter sido aprovado no Exame de Qualificação;
- Ter a proficiência em língua estrangeira;
- Apresentar Relatório da Biblioteca sobre verificação de plágio na dissertação ou tese (para as defesas que ocorrerão a partir de 02/01/2020, conforme previsto na INSTRUÇÃO FCM/CPG n.º 01/2019) - como fazer - clique aqui!
II - Pré-requisitos específicos
Confira nos links abaixo se o seu programa possui pré-requisitos específicos:
Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas
Programa de Pós-graduação em Ciências da Cirurgia
Programa de Pós-graduação em Clínica Médica
Programa de Pós-graduação em Fisiopatologia Médica
Programa de Pós-graduação em Gerontologia
Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva
Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva: Políticas e Gestão em Saúde
Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente
Programa de Pós-graduação em Tocoginecologia
II - Pré-requisitos específicos do Programa: (conforme REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PPG-ONCOLOGIA)
Artigo 14 – Para obter o grau de Mestre, o aluno deverá realizar as seguintes atividades:
I - ter demonstrado aptidão em língua inglesa, segundo os seguintes critérios: apresentar certificado de proficiência por órgão competente, podendo ser aceitos: certificados do TEAP, com escore mínimo de 7,0; ou TOEFL, escore mínimo 550; ou IELTS, escore mínimo 5,0; ou CEL, escore mínimo de 7,0; - EF SET (gratuito) – Teste de Proficiência EF SET: nota mínima B2 Upper Intermediate.
II - totalizar os créditos exigidos fixados no Catálogo dos Cursos de Pós-Graduação;
III - ser aprovado no Exame de Qualificação, onde deverá apresentar os resultados obtidos em seu projeto de pesquisa.
IV – apresentar produto técnico da Dissertação de Mestrado e seu local de depósito/publicação ou manuscrito publicado/aceito em periódico indexado;
V – apresentar Relatório de Similaridade, emitido pela Biblioteca da Faculdade de Ciências Medicas da UNICAMP para verificação de plágio na Dissertação, conforme previsto na Instrução FCM/CPG n.o 01/2019;
VI – Elaborar uma Dissertação, apresentar e ser aprovado na defesa pública;
Siga a formatação correta de apresentação da sua Dissertação:
- Adeque o arquivo final segundo as diretrizes do Manual de normalização, elaboração, procedimentos e orientações para apresentação de teses e dissertações.
- Modelo de editoração de teses e dissertações
III - Procedimentos prévios para solicitar a defesa no SIGA- Sistema de Gestão Acadêmica
- Após a verificação dos critérios para composição da banca examinadora (item IV, abaixo), cabe ao Orientador/aluno contatar os membros escolhidos, bem como a disponibilidade de data e horário para realização da defesa.
- Providenciar a reserva da sala bem como todo o material audiovisual que será utilizado no seu exame (caso já não esteja disponível na sala agendada). É possível verificar a disponibilidade do Anfiteatro e demais salas de aula do Prédio da Pós-Graduação, bem como solicitar a reserva pela Agenda.
- Verificar com a secretaria do seu curso se os membros da comissão julgadora possuem cadastro válido. Caso não possua, será necessário encaminhar, via e-mail, à secretaria do seu curso a Ficha de Cadastro de Membros Externos preenchida. Caso seja necessário o pagamento de ajuda de custos, deve-se encaminhar também a cópia (pode ser via digital) dos documentos pessoais: RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de conta bancária.
- Se houver necessidade de compra de passagem aérea para algum dos membros externos da banca, o Formulário de Solicitação de Passagem Aérea preenchido deve ser enviado à sua secretaria por e-mail, com pelo menos 30 dias de antecedência da data da defesa.
- Entrar com pedido de O.S na Intranet da FCM, para verificação de plágio na dissertação ou tese, conforme previsto na INSTRUÇÃO FCM/CPG n.º 01/2019 para as defesas previstas a partir de 02/01/2020.
IV - Composição de Comissão Examinadora de defesa
Para informações sobre a composição da Comissão Examinadora de Defesa Clique Aqui
V - Solicitação de Defesa – SIGA – Sistema de Gestão Acadêmica
Para solicitar a defesa, o aluno deverá acessar o SIGA, no site da DAC (DAC >> Serviços On-Line >> Aluno >> SIGA – Sistema de Gestão Acadêmica), com antecipação de pelo menos 60 (sessenta) dias da data marcada para defesa.
Uma vez logado, acesse o menu Dissertações/Teses >> Visualizar Dados da Dissertação/Teses.
Antes de iniciar o preenchimento do pedido de defesa o aluno deverá inserir os comprovantes exigidos pelo programa como pré-requisitos específicos. No canto superior direto da tela sempre aparecerá um alerta laranja “Atenção – Gostaria de enviar algum arquivo para sua secretaria?”, selecione o botão “Clique aqui” e insira os documentos.
Para maiores detalhes sobre o preenchimento do pedido de defesa confira o passo a passo no Manual da DAC.
APÓS INSERIR TODOS OS DADOS, O ALUNO DEVE ENVIAR O PEDIDO DE DEFESA, PARA QUE POSSA SER PROCESSADO PELA SECRETARIA E VALIDADO - sem o envio não será possível dar andamento no processo e os documentos não serão gerados.
Atenção: todos os dados solicitados no preenchimento são obrigatórios e serão validados por três instâncias: secretaria, orientação e coordenação geral, respectivamente. Uma validação sucede a outra e o aluno só terá sua solicitação de defesa efetivada uma vez que for validada por todos.
Caso haja alguma inconsistência na solicitação de defesa, o aluno será comunicado para correção por e-mail e também por sua área de aluno no SIGA, portanto, esteja atento a esses contatos.
Após aprovação da defesa no sistema e verificação do relatório de similaridade da INSTRUÇÃO FCM/CPG n.º 01/2019, a secretaria irá encaminhar as cartas convite dos membros da banca para o e-mail do aluno, não sendo necessário retirar documentos físicos na secretaria de pós-graduação.
VI - Sobre defesas em sessão fechada
Quando as defesas de dissertações e teses envolverem conhecimento passível de ser protegido por direitos de propriedade intelectual, o orientador e o candidato deverão solicitar a defesa em sessão fechada (Resolução GR 90/2020).
ATENÇÃO: Para isso devem ser adotados os seguintes procedimentos:
1) O orientador e o candidato informam a secretaria sobre a necessidade de defesa em sessão fechada.
2) A data da defesa deverá ser divulgada com antecedência para que haja tempo hábil para formalização de termo de confidencialidade a ser assinado por todos os membros da banca examinadora e por eventuais convidados.
3) A Inova Unicamp pode apoiar o candidato com a assinatura dos termos de confidencialidade, mediante solicitação por email: patentes@inova.unicamp.br
4) O termo de confidencialidade poderá ser assinado digitalmente via Sistema de Gestão de Documentos da Unicamp – SIGAD.
5) O link de acesso da sessão de defesa será fornecido apenas para os participantes que assinarem previamente o termo de confidencialidade.
6) A gravação da sessão de defesa deverá ficar sob sigilo por um ano e a publicação do trabalho na Biblioteca deverá ocorrer após um ano da defesa - isto deve ser informado no DAC/SIGA ao solicitar a defesa.
VII - Orientações e procedimentos durante a defesa - clique aqui!
- 1241 visualizações