A neurocirurgia é a especialidade médica responsável pelo tratamento das doenças que acometem o cérebro e o crânio, a coluna vertebral e a medula, bem como os nervos periféricos.

Entre as doenças mais comuns tratadas pelos neurocirurgiões, destacamos os traumatismos do crânio e da coluna, os aneurismas cerebrais, hidrocefalias (acúmulo ou distúrbio do líquido cefaloraquidiano), os tumores do crânio e da coluna, bem como lesões compressivas dos nervos periféricos e das raízes nervosas, como hérnias de disco. Destaca-se ainda o tratamento cirúrgico da dor e distúrbios funcionais do sistema nervoso central (SNC), como a doença de Parkinson e tremores. 

A formação do neurocirurgião é longa. No Brasil, requer, após os 6 anos de medicina, residência medica de 5 anos. Após 11 anos, o neurocirurgião está apto a iniciar suas atividades profissionais. Contudo, devido a crescente subespecialização da medicina, não raramente 1 ou 2 anos adicionais de formação em subáreas podem ainda ser comuns.  

Os neurocirurgiões atuam em unidades de emergência e urgência, bem como no atendimento ambulatorial/ clínicas e na reabilitação de pacientes. As subáreas são múltiplas, destacando a cirurgia de coluna, neurocirurgia vascular, pediátrica, oncológica, funcional e base de crânio.