Breve história da Disciplina de Neurocirurgia
O Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) foi fundado em 1966, pelo Prof. Oswaldo de Freitas Julião que foi o seu primeiro chefe. Durante sua gestão, o Prof. Julião contratou os irmãos Drs. Nubor Orlando Facure e José Jorge Facure para começarem as atividades da Disciplina de Neurocirurgia. Inicialmente essas atividades eram realizadas no centro cirúrgico comum da Santa Casa de Misericórdia e Hospital Irmãos Penteado localizados na região central da cidade de Campinas. Também com um pronto socorro comum, os pacientes atendidos com convênio médico eram tratados no Irmãos Penteado e os sem convênio na Santa Casa, aos cuidados da “faculdade”. Com a morte do Prof. Julião em 1973, o Dr. Nubor assume a chefia do Departamento e da Disciplina. O serviço do Irmãos Penteado, maior e mais dinâmico, serviu também de campo de atuação e aprendizagem para muitos residentes de neurocirurgia, cujo programa iniciou-se no mesmo ano de 1973. Foram contratados progressivamente os Drs. Antonio Guilherme Borges Neto, Antonio Augusto Roth-Vargas, Elson Araújo Montagno, Donizeti Cesar Honorato, José Nazareno Pierce de Brito e Edmur Franco Carelli. Com a mudança definitiva da faculdade da Santa Casa para o Hospital de Clínicas (HC) em Barão Geraldo, houve a necessidade de mais médicos assistentes, sendo contratados os Drs. Américo Marcone Cabral de Lira, Venâncio Pereira Dantas Filho e Hélvio Leite Alves, fechando assim uma “primeira geração” de neurocirurgiões da Disciplina. A enfermaria da neurocirurgia ficou definitivamente estabelecida no quinto andar do HC.
Com o advento do terceiro milênio, ainda com os bons ventos dos anos 1990, que ficaram conhecidos como a “década do cérebro”, foram se abrindo nossos horizontes para a Disciplina de Neurocirurgia. Foi adquirido o primeiro aparelho de Ressonância Magnética do HC-UNICAMP, de 2 Tesla, como parte de projeto de pesquisa do Dr. Fernando Cendes (verba FAPESP) e com ele a consolidação do serviço de cirurgia para epilepsia da instituição. Passou a compor a equipe o Dr. Helder José Lessa Zambelli que ficou responsável pela neurocirurgia pediátrica, passando a participar inclusive do grupo multidisciplinar de Medicina Fetal da FCM. Os Drs. Ricardo Ramina e Yvens Barbosa Fernandes entraram na equipe e ficaram responsáveis pela cirurgia da Base do Crânio.
Em 2002, com o objetivo de compor a equipe de cirurgia para epilepsia, foi contratado o renomado Dr. Evandro de Oliveira, que deu ênfase também para a neuroanatomia microcirúrgica. Foram adquiridos novos equipamentos como microscópio cirúrgico de última geração, aspirador ultrassônico, arco cirúrgico, sistema estereotáxico e, mais recentemente, equipamento de neuronavegação e endoscópio neurocirúrgico. Neste mesmo período, o Dr. Helder Tedeschi foi contratado com enfoque na cirurgia para epilepsia e microcirurgia de tumores. Em seguida vieram os Drs. Marcos Vinícius Calfat Maldaum e Mateus Dal Fabbro com dedicação às áreas de neuro-oncologia e neuroendoscopia da base do crânio respectivamente.
Na década seguinte, foram contratados como docentes Dr. Enrico Ghizoni, dedicado à neurocirurgia pediátrica e cirurgia para epilepsia, e o Dr. Andrei Fernandes Joaquim dedicado à cirurgia da coluna. Desse modo, progressivamente consolidaram-se as áreas de cirurgia para epilepsia, microcirurgia vascular, neuro-oncologia, cirurgia da coluna, cirurgia da hipófise e base do crânio e neurocirurgia pediátrica. O desenvolvimento e organização da Disciplina de Neurocirurgia permitiram o estabelecimento de convênios com o Hospital Estadual de Sumaré (HES), Centro Infantil Boldrini, Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (CAISM) e Sociedade Brasileira de Pesquisa e Assistência para Reabilitação Crânio-facial (SOBRAPAR), onde ocorrem atendimentos assistenciais e treinamento de residentes. O programa de residência médica em neurocirurgia, com duração de cinco anos, conta com ingresso de três novos residentes anualmente, sendo muitas vezes a especialidade mais concorrida do concurso de residência. Essa distinção foi reconhecida pela FCM que cedeu o espaço e equipou um moderno laboratório de microcirurgia e neuroanatomia para a disciplina, que é utilizado para cursos e treinamento de residentes e alunos de graduação.
Desde os primeiros anos de atividades no HC, a Disciplina de Neurocirurgia manteve atendimento ininterrupto ao pronto-socorro do HC, com uma equipe de plantonistas dedicados à neurotraumatologia e ao neurointensivismo, contando atualmente com uma Unidade de Terapia Intensiva Neurológica de sete leitos e uma Unidade de Terapia Intensiva para pacientes politraumatizados. Mais recentemente, passaram a compor o quadro de neurocirurgiões, Marcelo Gomes Cordeiro Valadares, Marcus Vinícius Giglio, Hélio Henrique Jorge Torres, Victor Leal de Vasconcelos e Dayvid Leonardo de Castro Oliveira.
Em 2016, a Disciplina completou seus cinquenta anos de fundação, participando das comemorações do Jubileu de Ouro do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da FCM Unicamp.
A partir dessa história, a Disciplina de Neurocirurgia, já consolidada como uma das mais atuantes do HC e da FCM, continua avançando para o aprimoramento contínuo e incorporação de novos conhecimentos e tecnologias, trabalhando sempre pelo crescimento da neurocirurgia brasileira e mundial.