campanha

topo

Programa de Residência Multiprofissional em Saúde - áreas de concentração criança/adolescente e adulto e idoso

A Residência é umas das principais estratégias formativas para o Sistema Único de Saúde (SUS), tendo 80% da carga horária total do programa distribuídas em atividades práticas e 20% teóricas, como preconizado. No ato da inscrição para o processo seletivo, o candidato opta pela área de concentração que desejar - criança/adolescente ou adulto e idoso, sendo que esta a escolha que direcionará a ênfase da formação. 

O primeiro ano da residência (R1) tem foco na Atenção Primária à Saúde, sendo os Centros de Saúde o principal cenário de práticas dos ingressantes no Programa. O residente será capacitado para o trabalho em equipe multiprofissional, estimulado a desenvolver o raciocínio crítico e investigativo, planejar e executar projetos de intervenção individual, familiar e coletivo no território; desenvolver ações de promoção à saúde; prevenção; diagnóstico e tratamento/reabilitação. Poderá ainda participar de campanhas, análise de indicadores de saúde, projetos de extensão e de pesquisa. Para os residentes de Fonoaudiologia especificamente, os R1 atuam uma dia na semana no Hospital Estadual de Sumaré (HES), em Programa de Triagem Auditiva Neonatal, Unidades de Terapia Intensiva e Enfermaria. 

No segundo ano (R2), as práticas são desenvolvidas na atenção ambulatorial especializada e hospitalar. O/A residente irá desenvolver ações, por vezes, individualmente, mas também enquanto equipe multiprofissional com os demais profissionais nos campos de atuação onde estiverem inseridos. Os residentes atuam em espaços como: Hospital de Clínicas da UNICAMP (enfermarias, ambulatórios, pronto socorro), Casa da Criança Paralítica, Centro de Estudos e Pesquisa em Reabilitação Profº Drº Gabriel O.S.Porto (CEPRE/FCM/UNICAMP), entre outros.

A coordenação deseja que a permanência no programa de residência seja profícuo, repleto de aprendizados e que contribua para  formação e futura atuação profissional no SUS e para o SUS.