“Vacinas foram desenvolvidas pela primeira vez há mais de 200 anos atrás e várias doenças já foram erradicadas com o uso da vacina. Portanto, a única forma de alcançarmos a erradicação da Covid-19 dentro de algum tempo é quando todos forem vacinados. Nós apoiamos a vacina”, diz enfático o médico da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e coordenador do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades (Cepid-OCRC) da Unicamp, Lício Augusto Velloso, em vídeo produzido pela equipe do Cepid-OCRC em favor da vacinação de toda a população brasileira.
Ainda no vídeo, os pesquisadores fazem um alerta sobre a perigosa relação entre Covid-19, obesidade, diabetes, hipertensão e envelhecimento. Velloso diz que a Covid-19 continua matando milhares de brasileiros todos os dias e a obesidade, o diabetes, a hipertensão, as doenças cardiovasculares e o envelhecimento são fatores de risco para a progressão da doença.
Atualmente, mais de 100 pesquisadores do Cepid-OCRC trabalham em busca de soluções para esse problema. Bruno Gelonese, um dos pesquisadores da equipe do Cepid-OCRC, diz que pessoas com diabetes tem o sistema imunológico comprometido e não terão uma boa evolução para nenhuma doença infecciosa. “Assim, controlar bem o diabetes, a hipertensão e a obesidade é essencial para combater os efeitos da doença por Covid-19”, alerta.
Pesquisadores participantes do vídeo:
- Lício Velloso (Controle do diabetes e repostas imunológicas)
- Bruno Geloneze (Controle do diabetes e repostas imunológicas- Vacina – Erradiação do Covid-19)
- Andrei Sposito (Sequelas ao coração pelo Covid-19)
- Marcelo Mori (Envelhecimento, Diabetes e Doenças Infecciosas)
- Márcio Torsoni (Processos Inflamatórios, Ambiente e metabolismo)
- Adriana Torsoni (Processos Inflamatórios, Ambiente e metabolismo)
- Marciane Torsoni (Processos Inflamatórios, Ambiente e metabolismo)
- Letícia Ignácio-Souza (Processos Inflamatórios, Ambiente e metabolismo)
Apoio Financeiro Fapesp – CEPID- OCRC – Unicamp
Texto: Edimilson Montalti
Assessoria de imprensa da FCM-Unicamp