O mogimiriano José Luiz da Costa, professor na FCF (Faculdade de Ciências Farmacêuticas) da Unicamp, acaba de receber o prêmio mais importante na área de toxicologia forense, tornando-se o único latino-americano a conquistar essa láurea. Trata-se do Achievement Award, prêmio oferecido pela TIAFT (The International Association of Forensic Toxicologists) ou da Associação Internacional de Toxicologistas Forenses.
O prêmio é comparado ao ‘Oscar’ da toxicologia forense.. A ligação de José Luiz com Mogi Mirim é muito forte. Os pais, Nelson Bernardo Costa e Tereza Maria Rosa da Costa, ainda residem no Jardim Maria Bonatti Bordignon, na Zona Sul da cidade. “Meu avô paterno, Luiz Costa, tinha uma padaria onde hoje é o Banco do Brasil da praça Rui Barbosa”, lembra o professor.
Ele diz que, apesar do longo período vivendo longe da terra natal, jamais perdeu suas raízes mogimirianas. José Luiz deixou a cidade em 1997, quando foi cursar farmácia bioquímica na Universidade Federal de Alfenas. Em seguida, fez mestrado em toxicologia e análises toxicológicas da USP, onde também emendou o doutorado em química analítica.