A aluna Patrícia Alvarenga Santini defendeu a sua dissertação intitulada "COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO: ESTUDO DE BASE POPULACIONAL. ISACamp 2014/15"
Orientada pela professora Drª Margareth Guimarães Lima, a pesquisa teve como objetivo geral avaliar o comportamento sedentário através do tempo assistindo TV, e do tempo sentado gasto em outras atividades, nos adultos residentes na cidade de Campinas, SP. A pesquisa analisou dados de pessoas com 20 anos e mais.
Este estudo permitiu concluir que os indicadores de comportamento sedentário, comumente usados por pesquisadores, de tempo gasto assistindo TV e tempo sentado gasto em outras atividades revelaram resultados distintos. Os resultados também permitiram traçar um perfil de indivíduos que passam maior tempo sentado assistindo TV: pessoas desquitadas, separadas ou viúvas, que tiveram respostas positivas para o consumo de risco do álcool e que são inativas no lazer; e no tempo sentado sem TV (em outras atividades), as maiores prevalências do comportamento sedentário podem ser identificadas entre as pessoas do sexo feminino, as pessoas solteiras, com maior escolaridade, inativas no trabalho; pessoas acima de 60 anos e com mais de um filho. A realização do presente estudo alerta para a importância de um olhar mais cauteloso quando se pretende estudar o sedentarismo.
Confiram as imagens:
PARABÉNS PATRÍCIA!
O aluno Matheus Henrique dos Santos defendeu a sua dissertação intitulada "ATIVIDADE FÍSICA E BEM-ESTAR EM ADULTOS DO MUNICÍPIO DE CAMPINAS - SP. ESTUDO DE BASE POPULACIONAL ISACamp 2014/15" orientado pela professora Drª Margareth Guimarães Lima.
A prática regular de atividades físicas podem promover diversas mudanças na saúde das pessoas, mas a atividade física não é somente aquela realizada no lazer. As atividades físicas no deslocamento, domésticas e no trabalho, também podem ter sua importância na saúde das pessoas.
O objetivo da pesquisa foi analisar a associação entre atividade física nos domínios de trabalho, deslocamento, doméstico e lazer com condições demográficas, socioeconômicas, com a presença de transtornos mentais comuns (TMC) e com o bem-estar na população adulta de Campinas -SP.
Os resultados sugerem que pode ser muito importante, para a saúde das pessoas, uma melhor orientação dos profissionais da saúde para as pessoas acerca das diversas possibilidades, riscos e benefícios da prática de atividades físicas nos diferentes domínios.
Confiram as imagens:
PARABÉNS MATHEUS!
A aluna Renata Luz Pinto defendeu a sua dissertação intitulada "PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA INGESTÃO DE LEITE PELA POPULAÇÃO DE CAMPINAS: ESTUDO DE BASE POPULACIONAL" oriantada pela professora DRª Marilisa B. A. Barros.
Considerando o elevado teor de gordura saturada presente no leite integral, os guias alimentares recomendam a ingestão de leite com baixo teor de gordura devido ao aumento da incidência de doenças cardiovasculares provocadas pela ingestão desse tipo de gordura. No entanto, recentes meta análises vêm mostrando que não existem evidências claras e consistentes de que a gordura saturada presente no leite esteja associada a um maior risco de doenças cardiovasculares.
O estudo teve como objetivo avaliar a prevalência da ingestão frequente de leite e de leite semidesnatado/desnatado na população de 20 anos ou mais do município de Campinas -SP com base nos dados dos inquéritos ISACamp 2014/15 e ISACamp-Nutri 2015/16.
Os resultados obtidos apontam que são necessárias iniciativas do setor de saúde no sentido de melhor orientar a população sobre a ingestão adequada de leite e do tipo de leite ingerido, principalmente para os segmentos em desvantagem social.
Confira a imagem:
PARABÉNS RENATA!