A equipe de imprensa da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP divulgou, na semana passada, o Boletim de Mortalidade por Suicídio produzido pelo CCAS/DSC/UNICAMP em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde (DEVISA) do Município de Campinas. Trata-se do Boletim de Mortalidade nº 57, em que o tema de suicídio foi abordado pela primeira vez.
O Boletim chama atenção para o fato de que a taxa de suicídio triplicou em Campinas desde o ano de 1990 até 2017, embora a taxa de óbito por suicídio no Município seja baixa comparando com a taxa Brasileira e de outros países.
O Boletim trás um perfil do suicídio por sexo e faixa etária, apresenta o percentual dos principais meios utilizados para a concretização do óbito, e apresenta informações sobre tentativas de suicídio e sobre a prevalência de indicadores de sofrimento psíquico em Campinas.
A divulgação do Boletim teve grande repercussão na imprensa da cidade e as pesquisadoras, Dra. Marilisa Berti de Azevedo Barros (coordenadora do CCAS) e Dra. Margareth Guimarães Lima, foram entrevistadas pelo G1 de Campinas, pela rádio CBN, pela TV Band e TV Record.
Esta repercussão na mídia é de suma importância para que as informações produzidas na comunidade acadêmica, e neste caso, em parceria com a Secretaria de Saúde, cheguem até a população, a fim de que os esforços, na tentativa de minimizar os problemas populacionais, estejam em conjunto, sejam coletivos.
Acesse o nosso boletim clicando aqui!!
As pesquisadoras agradecem.
Seguem os links da notícia na página da FCM e das entrevistas no G1 e na CBN: