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ISSN: 2595-9050
 

O ensino de graduação em Medicina e Fonoaudiologia em tempos de coronavírus

Data de publicação
04 abr 2020

ensino

O coronavírus mudou o cenário dos cursos de graduação da Unicamp. Após a decisão da Reitoria em suspender as aulas no início do mês de março, os campi de Campinas, Limeira e Piracicaba ficaram vazios, algo que não sei via nem mesmo em período de férias. Para se adaptarem a essa situação, os cursos de graduação, com o apoio da Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp, tiveram que se adaptar e adotar ferramentas para o ensino à distância.

Embora as aulas presenciais estejam suspensas, o curso de Medicina está realizando atividades de ensino permanentes para todos os alunos. O curso apresenta características diferentes em cada fase, sendo durante o internato principalmente voltado para a prática clínica. Portanto, as atividades variam ao longo do curso.

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Em home office!
Joana Fróes Bragança Bastos destaca o uso de tecnologias remotas para o ensino de Medicina durante a pandemia de Covid-19 / Foto: Divulgação

“Temos ciência das peculiaridades da formação do médico em especial das necessidades de ensino na prática clínica e que, após a retomada das atividades normais, será feita avaliação das necessidades de reposição com o foco principal de repor atividades presenciais de treinamento em serviço.  Sabemos que haverá, certamente, atraso no calendário, mas há planejamento para diminuição de eventuais impactos no ensino e otimização do tempo de reposição”, explica Joana Fróes Bragança Bastos, coordenadora do curso de graduação em Medicina da FCM.

Todas as atividades  presenciais, do primeiro ao quarto anos de Medicina, foram suspensas. As atividades do quinto e sexto anos foram mantidas em esquema de plantão no complexo hospitalar da Unicamp. Há atividades de ensino com apoio de tecnologias remotas 100% do curso. Todas as disciplinas do curso já têm áreas designadas no Google Classroom.  Estão sendo utilizados instrumentos para o ensino prático à distância como o atlas de histologia online, software de anatomia etc.

Para o internato (quinto e sexto anos) estão mantidas as atividades de plantões essenciais para assistência. O aluno não está no atendimento de enfrentamento da epidemia de coronavírus. As atividades estão sendo realizadas em outros setores do complexo hospitalar, visando o aprendizado e liberação de maior mão de obra de profissionais para as ações de assistência à epidemia.  Foram mantidas atividades de plantão na Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Emergência Clínica e Cirúrgica, todas elas contando carga horária para as disciplinas. 

Toda carga teórica está sendo ministrada online. Estaremos muito atentos para que não haja prejuízo das atividades de prática clínica na reposição pois impactaria muito na formação do aluno. Há um esforço muito grande da comunidade docente e da gestão, que também está atuando junto ao complexo hospitalar, para o atendimento da pandemia, de organização e disponibilização do material online durante todo o período, mas já temos todas as disciplinas cadastradas no Google Classroom e com muito material já disponível”, reforça.

Considerando o cenário atual da saúde no mundo, em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) MS decretou estado de pandemia global devido à rápida expansão do Covid-19, é importante ressaltar a importância dos cuidados à saúde de modo a frear as contaminações pelo SARS-CoV-2. Uma das medidas de precaução passa pela suspensão das atividades presenciais em locais de grande aglomeração de pessoas e, especialmente, de grande trânsito de pessoas de diferentes lugares do Estado, do país e do mundo, como as universidades e centros de pesquisa.

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Em home office!
Christiane Marques do Couto ressalta o empenho no planejamento do plano de ensino para a Fonoaudiologia enquanto durar a pandemia de coronavírus / Foto: Divulgação

Tendo em vista duas portarias publicadas pela Reitoria também no decorrer do mês de março, o curso de Fonoaudiologia da FCM formou uma comissão composta de membros da Comissão de Ensino em Graduação (CEG) e do Núcleo Docente Estruturante (NDE), de modo a apresentar um plano emergencial com o objetivo de estudar e avaliar a viabilidade da continuação do semestre letivo em meio à suspensão das atividades presenciais dos cursos de graduação.

Com base no contato com todos os interessados, entre docentes, alunos, gestores de cenários de práticas e as coordenações dos demais cursos envolvidos, a comissão apreciou a viabilidade das disciplinas considerando a estrutura do curso e aspecto didático.

Os dois primeiros anos do curso são compostos de disciplinas teóricas, nas quais os alunos terão os

primeiros contatos com a história e com as bases teóricas dos cursos da área de saúde, da linguística, da biologia, da física e, em especial, da fonoaudiologia. Ademais, a graduação em Fonoaudiologia é extremamente interdisciplinar, contando com disciplinas obrigatórias em quatro unidades da Unicamp, a saber, a FCM, o Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), o Instituto de Biologia (IB) e o Instituto de Física Gleb Watagin (IFGW).

A maioria destas disciplinas será mantida parcialmente ou totalmente de forma não presencial, considerando as possibilidades tecnológicas de interação e as capacidades de acesso dos discentes e docentes”, explica Christiane Marques do Couto, coordenadora da graduação do curso de Fonoaudiologia da FCM da Unicamp.

Nos dois anos finais do curso, as disciplinas de prática são predominantes. Nesses anos os alunos têm a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido e têm o contato com a prática profissional. Estas atividades ocorrem em diversos cenários de práticas internos e externos à Unicamp. Os gestores destes cenários de práticas suspenderam suas atividades devido ao risco para os próprios usuários ou as direcionaram ao atendimento das questões relacionadas a pandemia do Covid-19.

Sendo assim, não obstante o possível prejuízo acadêmico advinda da interrupção destas disciplinas, as atividades práticas assistenciais desenvolvidas pelos alunos do 3º e 4º anos do Curso de Fonoaudiologia foram suspensas em 18 de março e deverão se desenvolver futuramente.

Esta reposição será planejada com cuidado e guiada pelas resoluções da PRG e com a articulação de todos os atores envolvidos, docentes e discentes e gestores dos cenários de prática. Apesar dos desafios e das incertezas geradas pelo cenário atual, acreditamos na possibilidade de superar com qualidade este momento”, reforça Christiane.


Joana Fróes Bragança Bastos é coordenadora de graduação do curso de Medicina da FCM

Christiane Marques do Couto é coordenadora de graduação do curso de Fonoaudiologia da FCM