Ficha Catalográfica de Dissertações e Teses
O que é?
A ficha catalográfica é um documento que reúne dados bibliográficos de uma obra e faz parte dos requisitos para homologação das teses ou dissertações defendidas na Unicamp. Deve ser elaborada por profissionais bibliotecários. Para tanto, a Biblioteca da FCM disponibiliza gratuitamente o serviço de elaboração de fichas catalográficas aos alunos dos Programas de Pós-Graduação da FCM, através de sistema online.
Onde solicitar?
A elaboração da ficha catalográfica é solicitada exclusivamente por meio do formulário eletrônico do Sistema Online de Fichas Catalográficas, elaborado pelo SBU/Unicamp.
O Sistema Online de Fichas Catalográficas do SBU/Unicamp é parametrizado de acordo com os atuais padrões internacionais de catalogação e com as normas vigentes estabelecidas pela Comissão Central de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (CCPG-PRPG)
Tanto o registro de solicitação do documento quanto o seu recebimento se dão exclusivamente por e-mail, através do formulário supracitado, não havendo necessidade, em momento algum, de entrega ou retirada de documentos presencialmente na Biblioteca da FCM.
Ao finalizar o preenchimento do formulário, tanto o aluno quanto a Biblioteca da FCM recebem um e-mail automático contendo o número de protocolo da solicitação.
A qualquer momento poderão ser solicitadas correções respondendo a esse mesmo e-mail, indicando as modificações necessárias.
Atenção: Alguns servidores de e-mail não entregam esses e-mails diretamente na caixa de entrada, portanto, fique sempre atento à caixa de spam após registrar sua solicitação.
Quando solicitar?
As fichas catalográficas devem ser solicitadas após a realização da defesa, dentro do prazo estipulado para homologação (até 60 dias após a defesa), exceto para o curso de Pós-Graduação em Tocoginecologia, cuja solicitação deve ocorrer antecedendo a defesa.
Recomendamos solicitar a ficha catalográfica tão logo ocorra a defesa, ou tão logo ocorra o agendamento da defesa dos alunos do curso de Pós-Graduação em Tocoginecologia.
Correções nos dados da ficha poderão ser solicitadas a qualquer momento, por e-mail ou telefone, sem que seja necessário preencher nova solicitação.
Qual o prazo para atendimento da solicitação?
O prazo máximo de atendimento das solicitações é de dois (2) dias úteis.
Quais são os dados necessários?
Cada campo que compõe o formulário do Sistema Online de Fichas Catalográficas do SBU/Unicamp é acompanhado das respectivas orientações/instruções de preenchimento. Acesse diretamente os formulários:
Todos os dados informados no formulário devem ser idênticos aos dados do exemplar final da dissertação ou tese, em conformidade com os dados constantes na Ata de Defesa.
Com a finalidade de conferência, no ato do preenchimento do formulário será solicitada a inclusão de um arquivo (extensão .pdf - tamanho máximo 800Kb) contendo página de rosto definitiva, folha da banca examinadora, resumo e abstract do trabalho.
Além dos dados que compõe a versão final, será necessário informar:
● Financiamento da pesquisa
Deve ser informado no campo "Agência de Fomento" o número do processo idêntico ao número oficial mencionado no documento de outorga fornecido pela agência (Exemplos: "2014/02288-4" ou "02288-4/2014"). Bolsistas CNPq devem consultar a Plataforma Carlos Chagas. Caso a pesquisa não seja ligada a nenhuma agência de fomento, selecione a opção "Não se aplica" e insira o número 0 (zero) no campo destinado ao número do processo. Caso a pesquisa tenha tido financiamento de mais de uma agência, deve-se colocar todos os processos.
Os dados de financiamento informados no formulário ficarão registrados para uso interno e não serão exibidos na folha da ficha catalográfica.
Conforme a Informação CCPG Nº 001/2019 caso o autor tenha recebido auxílio financeiro, parcial ou integral, de agência(s) de fomento, deverá mencioná-la, obrigatoriamente, na seção "Agradecimento" dos elementos pré-textuais:
“AGRADECIMENTOS (opcional ou obrigatório) Obs.: Será obrigatório caso o autor tenha recebido bolsas ou auxílio financeiro, parcial ou integral, ou qualquer tipo de apoio a atividades acadêmicas, as quais tenham feito uso de recursos de custeio, de agência(s) de fomento. Neste caso, ele deverá atender à legislação vigente específica de cada uma das Agências quanto à necessidade de se fazer referência ao apoio recebido e ao(s) número(s) de processo(s) . O(s) nome(s) da(s) Agência(s) deverá(ão) ser indicado(s) por extenso.”
Ex.: http://lattes.cnpq.br/0000000000000000
Você deverá copiar o link do seu Currículo Lattes, disponível no campo “Endereço para acessar este CV:” da plataforma do Currículo Lattes.
●
O ORCID (Open Research and Contributor ID é uma iniciativa internacional com o objetivo de fornecer um identificador digital persistente para o autor. Com ele, um autor terá uma forma padronizada de seu nome com vínculo para outras formas não adotadas nas publicações. Dependendo do periódico ou fonte que o autor venha a escolher em futuras publicações, a ORCID ID será obrigatória. É um cadastro simples e rápido, em três cliques. Ao criar um ORCID, é fundamental que se habilite o vínculo empregatício e formação acadêmica. Acesse instruções para cadastro no ORCID
Importante: Atente-se para o correto preenchimento de seu “nome científico” tanto na Plataforma Lattes quanto no ORCID, bem como no preenchimento do formulário de solicitação da ficha catalográfica.
- Palavras-chave
Para atribuir as palavras-chave utilize os vocabulários estruturados da área da Saúde:
DeCS - Descritores em Ciências da Saúde e Mesh - Medical Subject Headings.
Caso o termo desejado não seja localizado, utilize o campo "informações adicionais" para descrevê-lo e a solicitação será analisada.
Dúvidas para consultar os termos? Veja algumas orientações clique aqui.
- Cotutela, multiunidades ou interinstitucional
Caso sua dissertação ou tese tenha sido defendida em conjunto com outras unidades, ou com outras universidades nacionais ou com universidades estrangeiras, será necessário informar no formulário de solicitação de ficha catalográfica, indicando o nome da Universidade convenente e os nomes dos orientadores, se houver.
- Recebimento da ficha catalográfica
Você receberá a ficha catalográfica no e-mail informado no formulário em formato PDF.
Não há possibilidade de envio em outro formato de arquivo, visto que a geração do documento em arquivo PDF visa impedir a perda de dados ou formatações cujos padrões seguem normas específicas.
Dúvidas para inserir a ficha catalográfica em seu arquivo? Veja algumas orientações clique aqui
Dúvidas, dificuldades, problemas?
Envie e-mail para fichafcm@fcm.unicamp.br ou ligue para (19) 3521-7842.
Maiores Informações:
Bibliotecária: Maristella Soares dos Santos
Técnica em Biblioteconomia: Daniela de Godói Romão
Telefone: (19) 3521-7842
Email: fichafcm@fcm.unicamp.br