O que é?
É uma doença crônica em que há inflamação das vias aéreas (brônquios). A pessoa com asma pode ter crises às vezes ou ter sintomas diariamente, dependendo da gravidade e do controle quadro. Se não tratada, podem ocorrer complicações.

Qual a causa?
Não sabemos exatamente, mas é uma doença comum entre membros da mesma família. Em algumas pessoas há relação com a exposição a certas substâncias no local de trabalho, em outras há relação com o exercício físico.
Quais os sintomas?
Tosse, falta de ar, dor no peito, sibilos (popularmente chamado “chiado no peito”).
O que pode piorar a asma?
Ácaros da poeira/estofados/roupas de cama, pelos/saliva/urina de animais (por exemplo: gato, cachorro), baratas, fungos (umidade), fumaça de cigarro, ar frio e seco (por exemplo: ar condicionado), mudança do clima, perfumes, poluentes do ar, produtos de limpeza, entre outros. Infecções respiratórias como resfriados.

Como cuidar?
Cuidado com o ambiente, para redução dos fatores que geram a crise. Nas crises: Broncodilatadores de curta duração. Diariamente: Corticoide inalatório, Broncodilatadores de longa duração. Estas medicações estão no mercado em diferentes formas – “bombinhas”, cápsulas, sprays, etc. Existem tratamentos mais complexos para casos mais graves. O tratamento deve ser prescrito e supervisionado pelo seu médico.
Existe cura?
Não, mas os sintomas podem ser controlados.