O coronavírus (COVID-19), é uma nova doença respiratória que nunca havia sido vista em humanos antes. Os sintomas geralmente são leves e semelhantes a um resfriado ou gripe. Eles geralmente aparecem 2-14 dias após a exposição ao vírus. Inicialmente, os sintomas do COVID-19 incluíam apenas tosse, falta de ar e febre. No entanto, é provável que você tenha COVID-19 se tiver pelo menos dois dos seguintes sintomas: febre, calafrios, tremores repetidos com calafrios, dor muscular, dor de cabeça, dor de garganta e / ou nova perda de paladar ou olfato. É importante lembrar as pessoas com doenças respiratórias, como asma ou fibrose cística, pessoas com sistema imunológico enfraquecido ou pessoas com mais de 60 anos de idade podem experimentar sintomas graves que podem ser fatais.
O vírus é encontrado na mucosa, saliva e / ou escarro de uma pessoa infectada (secreções dos pulmões). O COVID-19 provavelmente se espalha quando uma pessoa infectada espirra ou tosse perto de uma não infectada. O vírus também pode ser transmitido ao tocar em objetos ou superfícies contaminadas.
Originalmente, o COVID-19 não era visto com freqüência em crianças e adolescentes e isso ainda permanece verdadeiro. No entanto, os profissionais de saúde assistiram recentemente a um número muito pequeno de crianças e adolescentes desenvolverem uma resposta inflamatória (inchaço) conhecida como "Síndrome inflamatória pediátrica de vários sistemas". Os sintomas a serem observados incluem febre, erupção cutânea, inchaço (mãos, pés, língua), vômitos e diarréia.
A única maneira de uma pessoa saber com certeza se tem o COVID-19 é consultando um profissional de saúde (HCP), que realizará um teste especial.
Existem maneiras de diminuir o risco de uma pessoa ser infectada pelo vírus COVID-19 (assim como muitas outras doenças que são transmitidas de pessoa para pessoa):
- Evite estar perto de pessoas doentes. Não beije, abrace ou compartilhe xícaras ou talheres com alguém que esteja doente.
- Pratique o distanciamento social (mantendo pelo menos 6 pés entre você e outras pessoas).
- Não aperte as mãos dos outros.
- Use desinfetante para as mãos quando não puder lavar as mãos.
- Cubra a boca e o nariz quando espirrar ou tossir.
- Evite tocar seu nariz, boca ou olhos.
- Troque de roupa depois de sair em público.
- Lave o rosto depois de sair em público.
- Limpe as superfícies com um desinfetante quando alguém da sua família estiver doente.
- Use uma máscara quando estiver fora em locais considerados de risco.
Equipe Adolescentes