Bullying é uma palavra emprestada da língua inglesa que é usada em muitos países e aqui no Brasil para definir todas as atitudes agressivas, intencionais, repetidas e sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outros. Tais atitudes causam sofrimento muito intenso não somente no estudante que é alvo das agressões, mas também em toda a sua família.
A agressão pode-se dar por:
- Uso da força física
- Acesso a informações embaraçosas
- Usar a popularidade para controlar ou ameaçar outras pessoas.
- Promover o isolamento proposital
- Espalhar boatos
O Bullying pode ocorrer durante ou depois o horário das aulas. Enquanto a maioria dos casos é reportada dentro das instalações escolares, uma significante porcentagem acontece em parques ou nos ônibus. Pode ocorrer na ida ou na volta da escola ou na vizinhança, até mesmo em lugares públicos como,praças, shopping centers etc.
Como saber se é uma brincadeira ou se é bullying?
Tudo começa como uma brincadeira, mas cada pessoa tem sua própria história, que faz com que, o que leve alguns a rir pode fazer outros chorarem.
Mas como saber?
Em uma brincadeira TODOS se divertem. É possível notar claramente quando alguém não se sente bem ou não gosta de uma brincadeira.
NÃO SEJA UM ESPECTADOR DO BULLYING !!!
- Não se calem.
- Não tenha medo de ser a próxima vítima.
- Apoiem os alunos vítimas de bullying com palavras e gestos.
- Não apoiem os agressores e não demostrem por eles admiração.
- Conversem com professores que vocês tiverem mais afinidade.
Equipe Adolescentes
Referência da imagem: https://images.unsplash.com/photo-1516585427167-9f4af9627e6c?ixid=MXwxMjA3fDB8MHxwaG90by1wYWdlfHx8fGVufDB8fHw%3D&ixlib=rb-1.2.1&auto=format&fit=crop&w=500&q=80