A perda é uma parte da vida que se torna mais comum à medida que você sai da infância para a adolescência e a idade adulta. Perder alguém ou algo importante para você nunca é fácil, mas pode ajudar a aprender mais sobre o que é a perda, como ela pode afetá-lo e como lidar com ela de maneira saudável e reparadora.
Existem muitos tipos diferentes de perdas que afetam as pessoas. A morte é provavelmente o primeiro tipo de perda que vem à mente, mas muitas vezes ocorre uma perda quando os relacionamentos terminam de outras maneiras, como divórcio, mudança ou doença. De fato, qualquer mudança pode levar a sentimentos de perda; um irmão ou irmã mais velho indo para a faculdade, um pai que perde um emprego, um avô se mudando para um lar de idosos ou um evento mundial que ameaça seu sentimento de segurança. Muitos jovens experimentam sua primeira perda quando um animal morre. Quando adolescente, suas amizades e relacionamentos estão se tornando cada vez mais importantes, e rompimentos e mudanças de amizades também podem ser percebidos como perda.
Pode levar muito tempo, mas você acabará aceitando a perda. Com o tempo, seus sentimentos se tornarão menos intensos. Nada, nem mesmo o tempo pode mudar o fato de você ter perdido, mas você pode voltar à sua rotina diária. Ninguém pode dizer exatamente quanto tempo vai demorar, mas reserve um tempo e você começará a se sentir melhor a cada dia.
Sentimentos dolorosos sempre fazem parte da perda, mas há algumas coisas que podem ajudá-lo a passar pela experiência. Uma das coisas mais importantes a lembrar é cuidar da sua saúde comendo, descansando o suficiente e evitando drogas e álcool. Expressar seus sentimentos através de conversas, escrita, música, arte ou alguma outra forma de expressão geralmente é útil. Também pode ajudar a manter suas rotinas diárias habituais. É importante ser paciente consigo mesmo. Embora seja impossível prever exatamente como você reagirá a uma perda e quanto tempo os sentimentos durarão, na maioria dos casos, as pessoas são capazes de se adaptar à perda e, eventualmente, seguir em frente com suas vidas.
Embora possa não parecer muito, apenas estar ao lado da pessoa é a coisa mais importante que você pode fazer para ajudar alguém que está lidando com a perda, como ouvir os sentimentos da pessoa, compartilhar memórias e ajudar com as coisas cotidianas, como preparar refeições e fazer recados, pode ser extremamente útil. Seja paciente consigo mesmo.
Encontre maneiras saudáveis de lidar com seus sentimentos.
Deixe as pessoas próximas a você oferecerem apoio.