Em um belo dia você acorda pronto para começar com o pé direito, vai pra frente do espelho olhar aquele seu rostinho bonito e... UMA ESPINHA, imensa, vermelha e desnecessária ESPINHA no meio da sua testa.
A acne (o nome oficial da espinha) faz parte de um conjunto de mudanças físicas, emocionais e psíquicas que caracteriza a puberdade. Isso acontece porque todas aquelas mudanças hormonais aumentam a produção de gordura da nossa pele e alteram a forma com que as células da pele se renovam, facilitando que os nossos poros se obstruam e fiquem inflamados. Mas todo esse processo acontece em graus diferentes de intensidade, por isso algumas pessoas tem mais cravos (mais obstrução e menos inflamação) e outras podem ter acne grave com nódulos super dolorosos e até cicatrizes (grau intenso de inflamação). A questão é que ter espinhas faz parte do processo natural da adolescência e quase ninguém fica imune, por isso saiba que você não é o primeiro e nem o último a enfrentar essa condição.
Acredite, existe tratamento! Um tratamento que precisa de paciência e muitos cuidados.
A primeira coisa que precisamos esclarecer é que acne não é frescura, nem vaidade, mas sim um problema de saúde e por isso DEVE ser devidamente discutido com o seu médico. Hoje sabemos através de estudos científicos que existem diversas opções de tratamento, cada uma delas agindo de alguma forma na causa da formação da acne. Graças a esses estudos sabemos também algumas regrinhas de ouro para lidar com o problema:
1- Não tente espremer, cutucar, furar nem nada do tipo. Além de aumentar a inflamação pode causar a entrada de bactérias pela pele e agravar ainda mais o problema
2- Não use produtos caseiros pois não há eficácia demonstrada cientificamente
3- Evite produtos que tenham óleo na sua formulação
4- Lave o rosto em torno de 2 vezes ao dia, de preferência com produtos a base de ácido salicílico ou enxofre. Não tente limpar compulsivamente a pele!
5- Evite a exposição ao sol e use protetor solar.
6- Não use produtos dos outros. Cada pele tem a sua característica e muitas vezes o que funciona para um não funciona para outro.
Existem também cremes, pomadas e medicamentos para o tratamento da acne mas estes devem ser usados sob prescrição e orientação médica devido a sua especificidade e possíveis riscos.
Lembrem-se: estamos aqui pra ajudar, então qualquer dúvida é só entrar em contato!
Equipe Adolescentes
Referência da imagem: https://images.unsplash.com/photo-1592124549776-a7f0cc973b24?ixid=MXwxMjA3fDB8MHxwaG90by1wYWdlfHx8fGVufDB8fHw%3D&ixlib=rb-1.2.1&auto=format&fit=crop&w=334&q=80